O sistema nervoso e suas divisões

4.3.16


O sistema nervoso é o sistema mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar o seu desenvolvimento. Sua principal função é controlar as funções orgânicas do corpo e permitir a interação deste com o meio, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando as respostas adequadas para eles.  (BEAR et. al., 2002). Para compreendê-lo melhor, é possível dividi-lo em critérios embrionários, funcionais e anatômicos.


Divisão embrionária

O sistema nervoso origina-se da ectoderme embrionária - folheto embrionário exterior que reveste o embrião. Durante o processo de desenvolvimento do embrião, a ectoderme sofre uma invaginação e dá origem à goteira neural, que se fecha e forma o tubo neural. De cada lado do tubo são desenvolvidas células que formam as cristas neurais. Estas, por sua vez, originam o sistema nervoso periférico (BEAR et. al., 2002).

Além disso, a partir do tubo neural também é formada a medula espinhal primitiva e três outras vesículas que originam as estruturas do sistema nervoso central (MACHADO, 2006). A primeira, denominada prosencéfalo (também chamada de encéfalo anterior), forma o telencéfalo e o diencéfalo, que compõem o cérebro. A segunda é chamada de mesencéfalo ou encéfalo médio. A terceira, conhecida como rombencéfalo (encéfalo posterior), subdivide-se em metencéfalo (que forma a ponte e o cerebelo) e mielencéfalo (que forma o bulbo).


Divisão funcional
Quanto aos critérios funcionais, o sistema nervoso pode ser dividido em somático visceral, ambos com funções aferentes (entrada de informações) e eferentes (saída de informações). 

O sistema nervoso somático é responsável pelo controle consciente de ações motoras. Por outro lado, o sistema nervoso visceral (autônomo) tem como função regular o ambiente interno do corpo de modo inconsciente, emitindo respostas rápidas para garantir a homeostase, podendo ainda ser subdividido em simpático e parassimpático.

sistema nervoso autônomo simpático estimula ações que mobilizam energia (ex.: aceleração dos batimentos cardíacos), enquanto o sistema nervoso autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes (ex.: redução da pressão sanguínea). De modo geral, as divisões simpática e parassimpática atuam simultaneamente de modo a equilibrar o funcionamento endócrino (BRANDÃO, 2004). 

Além disso, pode-se dividir as funções básicas do sistema nervoso em sensorial, motora e integrativa. O sistema nervoso sensorial corresponde a um conjunto de neurônios relacionados com as funções motoras somáticas e viscerais; faz-se a partir de receptores sensoriais (input sensorial).

Já no sistema nervoso motor, há a ação de neurônios relacionadas com as funções de decodificação e interpretação dos estímulos originados nos órgãos sensoriais somáticos e viscerais; faz-se a partir de respostas dos órgãos efetuadores, como músculos e glândulas (output motor).

A função integrativa, por outro lado, trata-se do conjunto de neurônios que realizam a integração sensorial e motora, além de interpretar e elaborar comandos motores, e faz-se a partir de um processamento, interpretação e tomada de decisão (integração).


Divisão anatômica

Anatomicamente, o sistema nervoso divide-se em central e periférico. O sistema nervoso central é responsável pelas funções superiores e dele fazem parte o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e a medula espinhal. O sistema nervoso periférico estabelece uma conexão entre o sistema nervoso central e as demais partes do corpo, sendo constituído por nervos (cranianos e espinhais), gânglios e terminações nervosas (MACHADO, 2006).


Referências

BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRANDÃO, M. L. As Bases Biológicas do Comportamento - Introdução à Neurociência. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2004.

MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. São Paulo: Atheneu, 2006.

Veja também

1 comentários

  1. Eu faço psicologia e esse resumo me ajudou a entender. Obrigada! Tá bem organizado! Pena que só dá pra estudar online. Vocês tem esse material pra baixar?

    ResponderExcluir

Curta nossa página